“Hara” (centro abdominal) é para os Japoneses um dos aspectos mais importantes no dia-a-dia e na prática espiritual. É o nosso centro vital, a fonte da vida. O desenvolvimento e cultivo do “Hara” contribuem para: enraizamento, força, vitalidade, equilíbrio, sabedoria. A um nível mais profundo, “Hara” é a nossa conexão com a Mãe Terra e com a nossa linhagem ancestral, é onde está o nosso verdadeiro eu. Não é por acaso que em algumas situações sentimos algo na barriga, é o nosso instinto...que vem do “Hara”.
Dada a importância deste centro energético, e para complementar o Curso de Shiatsu, as técnicas mais específicas que aprendi no Curso “Hara: Treatment of the Digestive & Circulatory Systems” de Saul Goodman (Shin Tai International) têm como objectivo:
- melhorar o sistema digestivo (cuidar de problemas como obstipação, gases, Síndrome do cólon irritável, Doença de Crohn, colites, pedras na vesícula...)
- melhorar o sistema circulatório, assegurando o transporte adequado de oxigénio a todo o organismo, importante para promover o metabolismo, manter um PH adequado no sangue.
Aqui trabalhamos os órgãos no abdómen através de técnicas de pressão adequadas. Um bom funcionamento de ambos os sistemas contribui para um bom “Hara” e consequentemente, para uma maior vitalidade e vivência do nosso “eu”.